Já tem bastante tempo que não faço postagens aqui, mas o trabalho no terreno continua. Nosso feijão guandu tem produzido bastante, de forma que toda sexta tem uma colheitinha de feijão. Estamos manejando ele com podas para mante-lo baixo e facilitar a colheita. Temos percebido que ele produz bastante vagem assim.
Além disso, colhemos pimentão, espinafre, batata doce e outras coisas nesses últimos 3 meses.
Outra novidade foi a mudança de horário. Com a chegada do calor, percebemos que nosso antigo horário das 14:00 às 15:30 é bom para o inverno (época seca, boa para construção), mas não para o verão. Assim, começamos a ir para a horta logo cedo, com os adultos e idosos frequentadores da APAE na parte da manhã. Tivemos apenas um dia de atividade antes do encerramento mas foi recompensador ver como os antigos apreciam o contato com a terra. Algumas senhoras com limitações de movimento e cognição logo foram para as áreas de plantio de mandioca para capinar - com as mãos - a corda de viola (gramínea invasora muito vigorosa).
Nós também continuamos recebendo voluntários da rede wwoof para ajudar nas atividades e para socializar com os participantes.
E para o ano que vem as atividades seguirão assim, com esse grupo. Estou animado!
Felicidades,
Diogo
Dedé no seu cantinho favorito. Ele raramente põe a mão na massa, mas acompanha o crescimento do SAF (Sistema Agroflorestal) como ninguém. |
Adultos e idosos em atividade manual. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário